quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Acabou o Curso de Francês! Sniff...

Estou triste, pois hoje foi o dia de dizer Au Revoir à todos os meus amigos...
Estudar 6hs por dia, durante 6 meses, não é nada fácil, mas quando temos bons professores e estamos em uma sala agradável, você acorda disposta a encarar o francês numa boa e o chato seria ficar em casa sem fazer nada...



Hoje pegamos nossas notas, demos um presente para a professora: um vaso de cristal e algumas flores, e após, fomos para a nossa "formatura" (é que teve entrega dos certificados pelas coordenadoras do curso e parecia formatura de escola... só faltavam as becas com chapeuzinhos e o tapete vermelho para entrarmos...). Adorei! Pois não imaginava que teríamos uma cerimônia como essa, com direito a champagne e cookies!



Vídeo da diretora do curso:



Eu e a monitrice: Veronique


A Savana é uma brasileira que mora aqui perto. Ela também concluiu o curso.


Enquanto entregavam os certificados da nossa sala, vi que a professora se emocionou e os olhinhos encheram de lágrimas... os meus olhos também se emocionaram em algumas horas, pois 6 meses com a mesma turma, a gente se apega à algumas pessoas e no fundo sabemos que tomaremos rumos diferentes e dificilmente nos veremos novamente...
Muitos ali, vão se reencontrar, pois vão fazer o francês escrito, mas eu vou para outro lado: inglês! Estou meio sentimental, pois só quem passa por isso sabe! Eu me apego muito fácil as pessoas! E para mim, estas não foram simples pessoas, mas sim, pessoas que me ajudaram a falar, que me ensinaram muitas coisas, e que me fizeram me sentir em casa, mesmo estando em outro país...
Vou me esforçar para manter algumas amizades que considero importante...

Eu e a Mayada


Recebemos também, o Abum de Finissant - album com as fotos da galera e as coisas que escrevemos, falando um pouquinho da vida do outro, com recadinhos do que achamos da pessoa, etc...
Este vou guardar de lembrança! Ficou muito legal!!!

Bom, depois fomos comemorar em um restaurante (La Stanza) com o pessoal da sala. Lá, eu dei para a professora um CD com todas as fotos e vídeos dos passeios que fizemos com a sala no nível II (quando o Marcelo estudava com a gente) e nível III. Ela gostou bastante, principalmente em saber que tem um vídeo dela dançando com o nosso amigo cubano. Rsrsrr...
Comemos, conversamos e nos despedimos... :(
Vou sentir muita falta desta galerinha!!!


Em relação ao francês, posso dizer que aprendi muito. Conheço brasileiros que falam mal deste curso dado pelo governo, mas acho que tudo depende do nível de francês que a pessoa já tem, da sala e do professor. Eu não posso reclamar, pois hoje consigo ir no banco, supermercado, lojas e até estava disposta a encarar um curso profissionalizante com o francês que tenho hoje (mudei de idéia para fazer o inglês). Consigo expor minhas idéias e isso é o mais importante. Estou longe de ser fluente, mas estou satisfeita com o francês que o curso me proporcionou (nunca estudei em casa, pois estudar não é algo que eu gosto muito, então procurei absorver o curso ao máximo).
Quem acha que vai falar francês em 3 meses, se engana! Mesmo a nossa língua sendo próxima, é bem complicado...
O legal do curso é que a gente não aprende somente o francês, mas recebemos muitas informações para nos inserirmos na cultura quebecóis.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 7 de fevereiro de 2008 às 21:44 , Blogger Vivi disse...

Êita fia! Acabou heim?!? Nem acredito que vc vai começar a "saga" novamente, em outra língua!
Parabéns e bons estudos!
Vai fundo,amiga!
Bjooooooooo

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial