sábado, 30 de junho de 2007

Jogo do Brasil X Polônia

Pessoal,

Hoje fomos assistir o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo Sub-20, foi no estádio olímpico de Montreal. E para animar a torcida brasileira, perdemos de 1 x 0. Com uma atuação patética, onde os jogadores se comportaram como estrelinhas e em uma cobrança de falta, os poloneses fizeram o Gol e jogaram se defendendo até o fim da partida.

Achei super legal e bem diferente da selvageria que estamos acostumados nos estádios brasileiros, o fato de as duas torcidas irem juntas no metrô e ocuparem os mesmos setores nas arquibancadas.
Nós, brasileiros, somos muito queridos no mundo inteiro. Quando entramos no metrô, uma senhora canadense, que estava levando os filhos para ver o jogo, puxou assunto com o Marcelo e disse que o Brasil era o melhor. Várias pessoas nos abordaram perguntando sobre o jogo, e sempre com um sorriso no rosto, passando-nos uma impressão de que somos muito bem vistos por aqui. Uma moça chegou a dizer que todos torcem para o Brasil, sem importar a sua nacionalidade.
Estamos orgulhosos!!!


Não podemos esquecer, que hoje, a nossa querida Petit Belly faz 3 meses. Segue fotos da aniversariante:




Obs: Amanhã (1 de julho) vamos fazer a mudança para o nosso apartamento em Laval. A internet será instalada dia 13 de julho, mas tentaremos postar nesse meio tempo.

Beijos!!!

Marcadores:

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Festival de Jazz de Montreal - Carlinhos Brown


Ontem começou o Festival Internacional de Jazz de Montreal (de 28 de junho até 08 de julho - o dia inteiro): www.montrealjazzfest.com
Em Montreal existem vários palcos espalhados em uma área fechada entres as principais ruas do centro, e em um desses palcos estava o Carlinhos Brown.
A galera vibrava com o som animado da banda. O pessoal "soltou a franga" e dançou pra valer!!! Era muito engraçado!
Tava tão cheio, que não conseguimos chegar muito perto do palco, e acabamos assistindo uma boa parte do show nos telões.
O Carlinhos Brown arranhou um francês e um inglês para fazer o povo entrar no ritmo, e conseguiu. A melhor frase dele foi : "I speak for communication only...". No meio do show ele misturava inglês, espanhol, francês e português. Com um estilo estranho fez o pessoal fazer uns ruídos esquisitos, que eu e o Marcelo não nos aguentavamos de rir... Vimos duas meninas ao lado dando risadas também, mas elas entraram na onda do músico. Era incrível ver como os canadenses dançavam, riam, se divertiam e atendiam a todos os pedidos do músico, tais como: "batam palmas", "gritem mais alto".
Quando ele se despediu do pessoal, todo mundo começou a gritar pedindo mais um pouquinho, e eu achei o máximo.
Ele acabou cantando outra música e agradecendo o carinho das pessoas. Foi muito legal! Deu até saudades do Brasil...
Ouvimos um comentário em francês de um rapaz dizendo que o show do brasileiro até que era normal (acho que ele já havia assistido algumas apresentações estranhas de outros países... Rsrsrsrs...).
Depois fomos em outros palcos e vimos um show de hip hop e outro de rock.

Algo que me chamou a atenção, foi ver uma menina de uns 9 ou 10 anos fumando maconha com uma moça mais velha. Tá certo que a maconha aqui é liberada, mas com 10 anos de idade ???? Tô chocada!

Hoje tem mais show...

Marcadores:

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Piscina Pública

Que calor!!!!!!!!!!!!!

Hoje o dia está quente (32 graus), então resolvemos pegar uma piscininha...
No Quebéc, existem alguns parques que possuem piscinas públicas, durante a semana são gratuitas e no final de semana paga-se aproximadamente 3 dólares para poder utilizá-las.
Fomos no Parque Laurier e lá tem uma dessas piscinas, basta pegar a fila e entrar. Aqui não tem exame médico (sempre achei muito mal feito no Brasil, então acho que não faz diferença...).
Por ser quarta-feira as 14:00 hs, pensamos que não estaria cheia, mas... o povo aqui parece que não trabalha! (isso é um bom sinal! Rsrsrsrs... só diversão!)
Bom, estava cheio o local, mas não vamos comparar a um Sesc Itaquera, né?!!! Era possível nadar, e por sinal, nos divertimos bastante. Deu para refrescar...

Marcadores:

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Festa Nacional do Quebéc

Deu um "blackout" no nosso notebook, mas conseguimos resolver o problema, por isso estou postando alguns ocorridos do nosso final de semana somente agora.

Sábado começou a Festa Nacional do Quebéc. Fomos em um parque aqui perto ver como era a tão esperada festa dos quebecóis... Na verdade, é como se fosse uma Festa Junina, mas bem familiar.
Familias se reúnem para fazer pique-nique e depois ficam para os shows, onde toca desde música típica quebecóis, blues, até rock in roll. Tem alguns quiosques vendendo coisas do Quebéc, lanches e bebidas. O pessoal é bem animado! A festinha foi tão legal que ficamos das 17:00 até 24:00hs. Comemos, bebemos e até dançamos um country... olha o que uma taça de vinho faz com a gente... Rsrsrsrsr...
Percebi que as pessoas mais antigas, principalmente senhoras, curtem muito um Blues, pois dançavam e tinham até aqueles passinhos típicos daquí (perninha pra cá, perninha pra lá)...






Domingo fomos na casa do Rafael e da Nair em Longueiul. O Marcelo ficou arrumando o computador, pois esquecemos os nossos CD's piratovisks do Windows, recuperação e drivers. Galera! Não se esqueçam de colocar todos os CD's de instalação das coisas que vocês consideram importante, tipo CD de WebCam, computador, softwares, etc... nunca se sabe quando vamos pegar um vírus "Detona Tudo". Rrsrssrrs...

Jantamos um belo salmão grelhado e acabamos descobrindo o porquê que o pessoal daqui gosta tanto de uma churrasqueira... é que conforme o Rafael, o fogão esquenta muito as casas (que são de madeira) e o calor fica mais insuportável ainda (aqui, o verão é de pegar fogo... rsrsrrs...), então as pessoas costumam usar as churrasqueiras que geralmente ficam nas varandas.

Aproveitamos e fomos todos no show no parque Saint-Hubert em Longueiul que era de uma banda muito popular no Quebéc: Les Cowboys Fringants.
O show tava lotado! Era mais para jovens, mas a música não fazia muito o nosso estilo.

Marcadores:

terça-feira, 19 de junho de 2007

Avaliação do Curso de Francisação

Oi meus amores!!!

Hoje foi uma correria... Fui para a academia, mal cheguei e já tivemos que ir no centro de Montreal fazer o teste de francisação (recebemos uma carta dizendo para comparecer hoje). Este é o curso que é período completo, dado pelo governo e que iremos receber um pequeno salário por estudar... (essa parte é importante, pois ultimamente só temos gastado e nada de entrar dinheiro! Rsrrsrs...).
Eu e o Marcelo fomos atendidos na mesma hora, porém eu fui com uma mulher e ele com um homem. Inicialmente, achei que o homem era mais simpático, mas estava enganada, pois o Marcelo disse que ele estava meio que de saco cheio de trabalhar e não deu tanta atenção. Comigo, a mulher foi um amor!

Perguntas feitas:
  • meu nome
  • endereço
  • grau de escolaridade
  • profissão
  • quanto tempo eu havia estudado francês no Brasil e qual era a freqüência das aulas
  • se eu achava difícil aprender o francês
  • o que eu pretendia fazer depois do curso
  • se eu pretendia estudar no Canadá
  • porque eu gostei de Montreal
Ela me mostrou uma folha com vários desenhos e pediu para que eu criasse frases usando o passado. O Marcelo teve que fazer uma redação, mas eu não precisei (acho que foi devido eu ter respondido que eu achava o francês fácil e difícil ao mesmo tempo, é fácil devido muitas palavras serem parecidas com o português, e difícil devido a parte escrita - então ela deve ter se ligado da minha dificuldade em escrever...).
No final ela até falou em português comigo, pois ela disse que não tinha com quem treinar e ela já estava esquecendo... Ela ficou 6 meses no Brasil e adorou o nordeste. Bom pra mim, né?
Ela perguntou como eu me sentia já que havia terminado o teste, e eu falei que um pouco frustrada, pois esqueci de usar o verbo "être" para conjugar as frases no passado e só usei o "avoir". Ela deu risada e disse que não havia problema, pois a gente acaba esquecendo mesmo...
As aulas começarão no dia 21 de agosto, mas ainda não é certeza se vai ter vaga, então, receberemos uma carta de confirmação da data.
De 3 níveis, eu e o Marcelo ficamos no nível 2. Para mim, o nível 2 vai ser bom para treinar a conversação, e para o Marcelo será bom para treinar a escrita.

Depois fomos em um curso de inglês, subsidiado por um órgão de apoio aos imigrantes, onde só se paga a matrícula e nada mais, ele já se inscreveu, pois o outro que ele está fazendo é muito caro e vai só até o dia 21 de junho.

Fomos em Laval, para ver também o curso de francês de verão, pois o que eu vou fazer é muito básico para o Marcelo e este que ele conseguiu, é para o nível avançado. Ele foi avaliado e também vai começar no dia 9 de junho, mas em outra escola com o Max.

Bom, pelo menos agora teremos bastante coisa para nos ocupar...

Beijos!

Marcadores:

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Avaliação do Curso de Francês

O Marcelo agendou um horário (rendez-vous) para eu fazer um teste oral de francês em um colégio em Laval. Este não é o curso que o governo nos paga para estudar, e sim, um curso de verão (gratuito) de tempo parcial, para não ficarmos sem treinar. Como era um nível para iniciantes (de 1 a 8, era o nível 3 - básico), eu tive que falar um pouco mais devagar e com frases curtas para poder entrar neste estágio, pois o nível intermediário não terá curso de imediato. Mesmo falando devagar e dando uma de boba, fazendo que não havia entendido a pergunta, a mulher me classificou como nível 4. Então fiz uma cara de coitada, dizendo que não havia encontrado outros cursos de verão e que eu não podia ficar sem praticar a língua. Ela então, verificou outras fichas e considerou outras 3 pessoas como quem falassem bem, e as descartou do curso e me colocou, junto com a Dani (que também havia sido considerada nível 4 e também havia chorado um pouquinho dizendo que queria muito entrar naquela turma...) para estudarmos. Voilá! 9 de julho começaremos o curso! O jeitinho brasileiro deu certo! Rsrsrsrsrs... Vai ser legal conhecer outras pessoas, e o colégio é pertinho de onde vamos morar.

Segue fotos de algumas casas que encontramos na rua do colégio que fica de frente para um rio:



Gostaram, né? Eu sempre admiro as ruas deste lugar...

Beijinhos!

Marcadores:

domingo, 17 de junho de 2007

Dia do Museu em Laval

Gente, essa semana foi barra pra mim. Como estou indo na academia diariamente, quase perdi os braços de tanta dor... E com o Marcelo, não tem moleza, toda tarde a gente sai de bicicleta para passear e conhecer alguns parques. Não é possível que eu não perca essa pancinha que tanto me persegue... rsrsrrs...

Hoje batemos nosso recorde: andamos 36Km de bike. Fomos de Montreal até Laval (9 Km), nos encontramos com o Max e a Dani, e fomos para o Museu: Centro de Ciências Espaciais, pois a entrada era franca.
Foi bem divertido! Eu queria ir no simulador dos astronautas, mas a fila tava um pouco grande, então deixei pra lá...

Países que já lançaram foguetes (Olha o Brasil em destaque...)

São Paulo & Montreal


Depois fomos passear por um centro comercial em Laval.


Hoje, a Cristelle, a francesa que estava em um dos quartos da casa, voltou para a França (ela estava aqui fazendo um estágio). Viver em uma casa com pessoas de outros países, onde você, para se comunicar é obrigado a falar o idioma do local (inglês ou francês - no nosso caso, sempre treinamos o francês), tem sido uma experiência muito boa. Como a russa fala o francês bem devagar, eu consigo entendê-la e até desenvolver um assunto.
Isso tem me ajudado bastante, enquanto não estamos estudando o francês. Estou me sentindo mais a vontade, e estou mais cara de pau para perguntar as coisas nas lojas, restaurantes, e até consegui, sem a ajuda do Marcelo, levar o meu relógio para trocar a bateria. Parece algo simples e bobo, mas cada vez que você consegue se fazer entender para as pessoas daqui, é uma vitória.

À bientôt!!!

Marcadores:

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Já faz 1 mês que estamos aqui...

Quem diria, o tempo passou e a gente nem percebeu... Como não estamos trabalhando, não temos aquela preocupação para que chegue o sábado e o domingo, então, as vezes eu nem sei o dia da semana, quanto menos a data... Hoje liguei o micro e fui verificar: 13 de junho (Uau!). Chegamos no dia 12 de maio aqui! Se o ano passar desta forma... Beleza! Pois todos dizem que o primeiro ano é barra! Viver longe da família, amigos, se adaptar: comida, idiomas, novas amizades, emprego... Dizem que é bem complicado! Nos dois primeiros meses é festa, conhecendo os lugares, mas depois que enjoa... se prepare! Começa a vir todas as coisas boas que o Brasil nos proporcionava e esquecemos da violência, poluição, falta de educação do povo, etc... Fico pensando: "Será que vou passar por isso também?" Pois em um mês aqui, nós não queremos mais saber de São Paulo. Não mesmo! Mas dizem que quando a saudade vem, é de chorar... Bom, só com o tempo saberemos. Nesta experiência de 1 mês em Québec, vou contar as coisas que me chamaram a atenção por aqui:
  • Roupas: aqui o pessoal é meio desencanado com roupas. Tem gente que sai, que parece que está usando um pijama, combinações mirabolantes, cores que não tem nada a ver, e ninguém fica reparando (exceto brasileiros como nós... rsrssrrs...). Cada um tem seu estilo próprio, e pelo o que percebi, o esquema é andar confortável. Até agora, não vi uma menina de salto alto, todas usam tênis ou um sapatinho baixinho, que parece que é a única moda por aqui. Se tem alguém mais bem vestido, logo nota-se que é turista.
  • Cabelo: do jeito que acorda, o povo parece que sai na rua... rsrrsrs... Os homens são mais comportados, alguns tem o cabelo espalhafatoso; agora as meninas... As vezes tem até o rosto bonito, mas com um cabelo que assombra qualquer um, e com roupas estranhas... Imaginem o que dá! Conforme meu maridinho, de 100 meninas sobram 15 bonitas, mas 5 são bonitas e tem bom gosto, o resto... (Com este pensamento: bom pra mim! rsrsrrsr...)
  • Furto: já presenciei um furto meio estranho... Um chinês correndo no meio da rua atrás de um cara loiro que havia roubado um galão de água da loja dele. O chinês pegou de volta, e tudo resolvido. Demos muita risada, pois imaginem um cara correndo com um galão de água???? Tanta coisa para roubar... Quem vai entender o tamanho da sede daquele rapaz...
  • Atitudes esquisitas: estava o Marcelo voltando do curso de inglês (primeiro dia de aula) no metrô com uma haitiana que estuda com ele, e na hora que ele foi descer na estação central, um negão de uns dois metros, virou pra ele todo revoltado, falou algo em francês tipo: Cala a sua boca senão eu vou te bater e muito, ..... perguntou se ele havia entendido e ameaçou de dar um murro nele. O Marcelo desceu sem reação e perguntou para a amiga se ele havia falado algo errado, mas ela disse que não, que era pra tomar cuidado, pois em Montreal as vezes aparece uns loucos como esse. Eu ia ficar sem marido e não ia nem saber o porquê... Tadinho!
  • Corrida de carrinho de bebês: podem acreditar! Em um parque em Laval, vimos mães que tiveram seus filhos a pouco tempo e para entrarem em forma novamente, elas se reuniam no parque e faziam ginástica com seus babys do lado. Depois empurravam os carrinhos pelo parque como se fosse uma competição, tudo para perder a barriguinha. Muito legal!
  • Ônibus: os ônibus aqui são bem pontuais. No ponto (que é geralmente em cada esquina) tem os horários: 9:46, 10:01, 11:39, etc... é isso mesmo! Os horários por aqui são assim, nada de hora redonda. E se está dizendo que vai passar 10:01, esteja lá neste horário, pois nunca atrasa, e daí, se perder, só pegando o próximo... Outra coisa interessante, é que o motorista sempre te cumprimenta com Bon jour ou Bon soir, bem diferente do Brasil.
  • Burocracia: isso aqui não existe! A sua palavra é o que conta. Se você diz que mora em tal endereço, ninguém vai querer comprovante de residência (ex: abrir conta no banco). Não precisa reconhecer firma, etc e tal (ex: fechar contrato do apto - basta assinar e mostrar que tem como pagar).
Essas são as coisas que eu me lembro no momento.

Bom, temos andado bastante de bike, pois o clima está muito gostoso. O sol só vai embora por volta das 21:00hs.
No domingo, batemos nosso recorde de kilometragem de bicicleta: 32 Km em um único dia. Fomos até Laval, passeamos bastante por lá, depois voltamos para Montreal.
A partir das 17:00 é quando o clima fica mais agradável e não temos aquele calorzão, este é o melhor momento para sair e visitar os parques da cidade.

Fotos de Laval:





Bjos a todos!

Marcadores:

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Treino da Fórmula 1

Hoje nós fomos no Parc Jean Drapeau ver o treino da corrida. Tinha muita gente...
A professora de inglês do Marcelo falou que era de graça e fomos arriscar... mas, para assistir nas arquibancadas custava 68 dólares. Como faltava uns 20 minutos para terminar a corrida, eles deixaram a galera entrar na faixa. Conseguimos assistir pelo gramado, do lado da pista. Só não podíamos subir nas arquibancadas, então não tivemos uma visão geral da pista, somente de uma parte dela. Mas fiquei feliz, pois aquele zrummmmmmmmm dos carros me arrepiava. É muito emocionante! Para tirar foto, então, foi um sufoco, afinal, mal conseguiamos ver os carros de tão rápidos...
Depois, demos umas voltinhas pelo local e estava tendo um showzinho por lá, mas o calor era tão grande que preferimos continuar andando.
Mesmo com tanta gente, não teve muvuca, tava tudo muito tranquilo...
Fomos depois para o Centro de Montreal, pois lá estava tendo um evento de moda: Moda e Design de Montreal. Assistimos por um tempo e depois fomos novamente na rua Crescent ver o que tava pegando por lá. Tinha uma banda tocando desde Bon Jovi até Kiss, muito boa! Ficamos curtindo o som por um bom tempo, mas como estavámos todos velhos e cansados, voltamos para casa.
Agora, esperem por mais novidades, pois dizem que depois da F1 é que o verão de Montreal começa... Festas e mais festas!!!! Adoro este lugar!

Bjos!