Oi meus amores!!!
Hoje foi uma correria... Fui para a academia, mal cheguei e já tivemos que ir no centro de Montreal fazer o teste de francisação (recebemos uma carta dizendo para comparecer hoje). Este é o curso que é período completo, dado pelo governo e que iremos receber um pequeno salário por estudar... (essa parte é importante, pois ultimamente só temos gastado e nada de entrar dinheiro! Rsrrsrs...).
Eu e o Marcelo fomos atendidos na mesma hora, porém eu fui com uma mulher e ele com um homem. Inicialmente, achei que o homem era mais simpático, mas estava enganada, pois o Marcelo disse que ele estava meio que de saco cheio de trabalhar e não deu tanta atenção. Comigo, a mulher foi um amor!
Perguntas feitas:
- meu nome
- endereço
- grau de escolaridade
- profissão
- quanto tempo eu havia estudado francês no Brasil e qual era a freqüência das aulas
- se eu achava difícil aprender o francês
- o que eu pretendia fazer depois do curso
- se eu pretendia estudar no Canadá
- porque eu gostei de Montreal
Ela me mostrou uma folha com vários desenhos e pediu para que eu criasse frases usando o passado. O Marcelo teve que fazer uma redação, mas eu não precisei (acho que foi devido eu ter respondido que eu achava o francês fácil e difícil ao mesmo tempo, é fácil devido muitas palavras serem parecidas com o português, e difícil devido a parte escrita - então ela deve ter se ligado da minha dificuldade em escrever...).
No final ela até falou em português comigo, pois ela disse que não tinha com quem treinar e ela já estava esquecendo... Ela ficou 6 meses no Brasil e adorou o nordeste. Bom pra mim, né?
Ela perguntou como eu me sentia já que havia terminado o teste, e eu falei que um pouco frustrada, pois esqueci de usar o verbo "être" para conjugar as frases no passado e só usei o "avoir". Ela deu risada e disse que não havia problema, pois a gente acaba esquecendo mesmo...
As aulas começarão no dia 21 de agosto, mas ainda não é certeza se vai ter vaga, então, receberemos uma carta de confirmação da data.
De 3 níveis, eu e o Marcelo ficamos no nível 2. Para mim, o nível 2 vai ser bom para treinar a conversação, e para o Marcelo será bom para treinar a escrita.
Depois fomos em um curso de inglês, subsidiado por um órgão de apoio aos imigrantes, onde só se paga a matrícula e nada mais, ele já se inscreveu, pois o outro que ele está fazendo é muito caro e vai só até o dia 21 de junho.
Fomos em Laval, para ver também o curso de francês de verão, pois o que eu vou fazer é muito básico para o Marcelo e este que ele conseguiu, é para o nível avançado. Ele foi avaliado e também vai começar no dia 9 de junho, mas em outra escola com o Max.
Bom, pelo menos agora teremos bastante coisa para nos ocupar...
Beijos!
Marcadores: francisação