quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Preconceitos

Meu curso de inglês começou nesta segunda, e foi hiper mega cansativo sair de um curso de 6 horas e meia e ir para outro de 4 horas. Vou ter que me acostumar!
Não consegui dormir, pois era tanta informação em um único dia que meu cérebro entrou em parafuso e não parava de pensar, então não teve jeito para relaxar...
Foi a primeira vez que passei o dia inteiro falando outro idioma. Aff! Quando cheguei em casa queria falar português com o Marcelo mesmo sendo quase meia-noite, rsrsrrs... Vida de estudante não é fácil!!!

Mas, o que quero falar aqui é sobre o que eu presenciei hoje:
Na terça-feira, chegou uma algeriana que usa aqueles turbantes, e esta, se sentou do lado de uma quebecóis. Hoje, ela foi se sentar no mesmo lugar e a quebecóis disse que naquele lugar tinha gente e que ela não poderia se sentar ali. Ela tentou explicar que ela tinha sentado ali ontem e a quebecóis insistiu dizendo para ela procurar outro canto. Eu fiquei pasma!!!
Como tinha um lugar vago do meu lado, onde eu colocava a minha mochila, eu cedi meu lugar para ela. Parecia estar tudo certo, até que chega a quebecóis que sentava do meu lado... Já viram, né? Ela chegou fazendo um awê, falando que era ela que se sentava ali! (Mas na verdade era eu quem tinha mudado de lugar, pois o dela continuava vago). A coitada da moça ficou sem saber o que fazer e super sem graça, então, eu fui explicar para a Daiana (quebecóis que senta do meu lado) que eu tinha cedido meu lugar. A Daiana não gostou muito e ao invés de se sentar no lugar dela de origem, ela pulou uma cadeira para não ficar do lado da outra.

Ninguém é obrigado a gostar de ninguém! Mas achei uma falta tremenda de respeito. Conversei com a Dalila (a moça do turbante) e tentei acalmar as coisas, mas ela falou que era comum sofrer preconceitos.

Ninguém precisa ser a favor dos mulçumanos, mas é a religião dela e ela não estava impondo sua cultura para ninguém. Então, não era motivo para todos tratá-la mal, sendo que ela é uma estudante como todos os demais.

Montréal é uma cidade multiracial, mas com pessoas bastante rascistas. Aqui tem rascista contra negros, contra latinos-americanos, árabes, chineses, indianos, etc... O Marcelo e eu já presenciamos algumas atitudes ou alguém falando mal contra todas essas raças. Bom, se formos para as outras províncias do Canadá, os quebecóis são os primeiros a sofrerem preconceitos, pois a galera de Toronto (principalmente) detestam French People!
E por aí vai... Fazer o quê?

Agora, colocando o preconceito de lado e falando da burrice ao quadrado de certas pessoas existente nesta terra, não posso deixar de citar o nervoso que eu passei com uma chinesa que entrou no curso de Fashion e está mais perdida do que o Jack em Lost. A peça rara se sentou do meu lado e não sabe mexer no computador. A professora, em seu dia de TPM, não tava com muita paciência para ensiná-la, pois pra tudo ela fazia uma pergunta e depois ficava me cutucando para EU ensiná-la. Com toda a minha boa vontade, explicava, mas a professora continuava ensinado os próximos passos e depois quem tava na ilha Lost era ela e eu. O problema é que não tinha pessoas caridosas como eu para me ajudar... ai...ai...
Tive que cortar o barato da chinezinha e pedir para ela tirar as dúvidas com a teacher, pois o negócio tava ficando complicado! Não adiantou muito, mas... espero que na próxima aula ela não venha me encher o saco, pois senão vou ter que cobrar pelas aulas! Rsrsrs...


Marcadores:

4 Comentários:

Às 16 de setembro de 2008 às 20:57 , Blogger Vivi disse...

Que tristeza... fico aqui pensando o quanto a vida de um imigrante já é difícil por si só. Imagina o quanto isso pode ser mais difícil ainda quando se sofre esse tipo de preconceito. Ah nem...

Bjooo

 
Às 24 de setembro de 2008 às 15:22 , Blogger Unknown disse...

Oie td bem? Vc faz curso de que???
Nossa ainda bem q existem pessoas boas como vc ai fora, pois já é dificil estar num país desconhecido e ainda ter q lidar como preconceitos dos outros???
Continue sendo assim, pessoas como vc será iluminada sempre!!!

posto anonimo pq naum tenho blog!
caso queira me mandar um e-mail: tati_beyonce2@hotmail.com

 
Às 17 de junho de 2010 às 20:07 , Blogger Thaisa Lara disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 17 de junho de 2010 às 20:08 , Blogger Thaisa Lara disse...

Brasileiros sempre ajudando neh somos terceiro mundo, porém primeiro em ajudar... eu to numa duvida cruel não sei se vou para o Canada ou pra LA ... lendo algumas coisas no seu blog já não me senti em "casa" entende... mto bom seu blog tirou mtas duvidas minhas... abraços

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial