sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Festa de Natal no Francês

Oi gente!!!

Entrei de férias do francês, e pra variar teve uma festinha de Natal.

A nossa festa Natalina foi organizada pela escola para todos os alunos da francisação. Teve um almoço com peru, sopinha e outras comidas típicas quebecóis, mas eu não gostei muito... Já sou chatinha para comer, ainda comida de escola, xiiiii... Mas, valeu o rocambole de sobremesa.

A professora Marie Francine está de férias desde o começo desta semana até 28 de janeiro. O professor Frederic (na porta) está substituindo-a. Ele é francês e está no Québec há 32 anos.


As garotas de trás são: Maude (minha monitrice) e Josée (responsável por nos ensinar sobre área de trabalho e estudos no Québec)


Fizemos um coral com música natalina em francês e resolvi entrar na brincadeira e participar. Cantamos, ou pelo menos tentamos cantar a música Nez Rouge (Rena do Nariz Vermelho). Para entrar no espírito da canção, até usamos uns chifrinhos de Rena, que a monitrice Catherine comprou pra gente. Imaginem...

O casal fazendo graça...


Depois teve várias brincadeiras:

Quem achasse um cartão de Natal debaixo da cadeira ganharia um presente, e eu, fui a felizarda... ganhei um castiçal de Natal, super gracinha!

O castiçal que parece um abajour na mesa foi o meu presente


Teve uma brincadeira que tinha dois sacos de papelão no chão e a pessoa tinha que pegar com a boca, com as mãos para trás e sem tocar o joelho no chão. Conforme ia rolando o jogo, ia ficando mais difícil, pois cortavam um pedaço do saco, deixando-o cada vez mais curto e a pessoa tinha que encostar quase no chão para pegá-lo. Teve vários tombos e alguns faziam espacates para conseguir pegar. Teve 3 ganhadores.



Teve a brincadeira da cadeira, onde todos estavam sentados e a monitrice falava um objeto, e as pessoas tinham que ir buscar com os outros alunos. EX: celular, chaves, brinco, etc... o último que voltava com o objeto, não tinha mais cadeira e tava fora do jogo. Quem sobrou, ganhou o presente!



Outro jogo foi ir passando um presente para o outro e quando a música parou, quem tava com o presente ganhou!

Após todos os jogos, todo mundo começou a dançar. Músicas em várias línguas e bem animadas. Tocou até uma música que o Latino canta, mas em romeno: "Hoje é festa, lá no meu apê..."




Eu participei um pouco da bagunça, mas logo fui embora, pois estava cansada, afinal, hoje é sexta-feira... me despedi da galera e agora só em janeiro!!!





Foi também, o último dia do Marcelo no trabalho, pois ele vai ter uma semana de folga. Teve um almoço de confraternização na empresa em um restaurante português.

Hoje começa o inverno teoricamente, porque na prática já começou faz um tempinho...

Tirando a neve acumulada da última tempestade da nossa rua


Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial